Preso por apologia ao nazismo planejava ataque em massa em PG
O homem foi preso na região de Uvaranas; munições, armas e itens relacionados a ideologias nazistas foram apreendidos
Publicado: 08/05/2025, 10:09

Na manhã desta de quinta-feira (8), um homem foi preso pelo crime de apologia ao nazismo na cidade de Ponta Grossa. O indivíduo, de 21 anos, tinha o costume de divulgar publicações voltadas ao movimento em suas redes sociais, o que permitiu a sua identificação e a ação dos investigadores.
A Polícia Civil informou que o homem planejava realizar um ataque em massa na cidade de Ponta Grossa, e que o planejamento para o atentado estava claramente em fase avançada, o que elevou o alerta dos investigadores.
Durante a investigação policial, constatou-se que o mesmo já havia adquirido equipamentos semelhantes aos utilizados por outro terrorista que realizou um ataque na Nova Zelândia. O homem, inclusive, adquiriu material para gravar toda a ação e divulgar na internet.
O nível de tensão das investigações aumentou ainda mais quando o homem fez menção ao seu próprio suicídio nas redes sociais. Os investigadores entenderam a ação como um padrão comportamental típico de pessoas que pretendem cometer crimes de atentado em massa.
Ainda não foram divulgadas informações sobre como este ataque ocorreria, nem quando e em qual parte da cidade ele iria acontecer. O homem acabou preso, sendo encaminhado a cadeia pública local. A Polícia Civil segue nas investigações para apurar possíveis participações de terceiros no planejamento e até onde o homem pretendia chegar realmente com os seus planos.